CEFAK

Vícios: será que eu tenho algum?

Bom dia, boa tarde ou boa noite a vocês jovens espíritas de todas as idades! Vamos falar hoje sobre algo que começa pequeno, começa com uma vontade que de repente vai virando uma vontade ainda maior a ponto de nos tornar quase dependente daquela vontade. É o famoso é VÍCIO!

Os vícios são más tendências nossa, ou seja, tudo que nos afasta do bem, podendo ser um vício espiritual ou material. Perceber a existência dessa relação de dependência é o que nos torna capazes de ter a chance de lutar contra ele.

O dicionário Michaelis define vício como sendo qualquer defeito físico ou moral grave de uma pessoa; uma tendência para a prática do mal e qualquer ação motivada por ela; ou qualquer costume que possa ser prejudicial.(1)

Na questão 895 de O Livro dos Espíritos, somos alertados de que os defeitos e os vícios são características da imperfeição do espírito e que junto a isso temos outro indício dessa imperfeição: o interesse pessoal. O apego que temos a matéria e aos bens materiais nos afasta da elevação espiritual. Já na questão 909, os espíritos nos deixam claro que somos capazes de vencer nossas más tendências através do esforço, o que as vezes falta é à vontade!(2) E por que será que é tão difícil ter essa vontade?

Seja ela qual for: um chocolate, açúcar, redes sociais, jogos de azar ou eletrônicos, falar da vida dos outros, cerveja, cigarro ou algo mais. Tudo o que nos deixa sem condições de ficar sem aquilo, causando elo de dependência nos torna viciados. Ficamos até nervosos quando não adquirimos, ou não realizamos, ou não fazemos, ou usufruímos daquilo.

Tudo começa como é dito: pequeno, de uma forma insignificante. Quando percebemos, já estamos totalmente envolvidos naquele emaranhando de vontades exageradas, indo de um lado para o outro, para cima e para baixo, por todos os lados estamos envolvidos. E o pior, nós não sabemos que somos e estamos viciados.

Achamos que tá tudo certo, que “quando eu quiser: eu paro, é só eu querer”. Pode até acontecer, mas parar com um vício exige esforço, dedicação, apoio e muita força de vontade. Mas há vezes que a força de vontade não é tão forte assim. E o que fazemos? Continuamos, às vezes diminuímos, às vezes até paramos, mas quando bate aquela vontade, ou as sensações de abstinência, bate aquela… como posso chamar? Aquela necessidade está de volta, junto conosco, por que, na verdade, ela nunca saiu. E tudo começou com uma experimentadinha ou com: só essa vez. Por isso tanta gente que enfrentou um vício aconselha a nem começar!

https://www.facebook.com/rossandro.klinjey/videos/326140711779052/

Há questões genéticas, fisiológicas, psicológicas e sociais que podem estar associadas a predisposição para um vício.(3) E como sabemos que o espírito é imortal, junto temos questões espirituais, como a obsessão e o histórico de vidas passadas, que podem se apresentar novamente em uma encarnação atual. Tanto que a recomendação que temos de Jesus é “sedes perfeitos”, ou seja, precisamos nos esforçar para o nosso melhoramento pessoal moral, fazer nossa reforma íntima. (4)

Ok, mas temos o hábito de fazer tantas coisas, será que tudo que fazemos é vício ou pode ser apenas um hábito?  O hábito não gera prejuízos a essência do ser, mesmo que seja difícil de mudar, já o vício afasta a pessoa de quem ela é, chegando a mudar sua essência, prejudicando sua atuação no mundo, seja no trabalho, na família, com os amigos e na busca por sonhos e objetivos.(5)

Não é à toa que a recomendação nos dada na questão 919 de O Livro dos Espíritos é para termos autoconhecimento, analisando nossas ações durante os dias, pensando nas más tendências que precisamos combater e valorizando as conquistas rumo ao caminho do bem que já tivermos conquistado! A final, na questão 913 descobrimos que o pior vício de todos é o egoísmo, pois é ele a origem de todo mal.(6)

Então, temos que nos melhorar a cada dia, nos vigiar e orar para sermos melhores a cada segundo, a cada minuto, a cada momento, a cada dia de nossa trajetória terrestre. Sigamos a recomendação de Emmanuel(7):  enquanto ainda estamos na juventude vamos buscar trabalhar nosso interior, desenvolvendo em nós as virtudes, para que na vida futura possamos colher os frutos da nossa busca por melhorarmos a nós mesmos.

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências
(1) https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/vicio
(2) O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
(3) https://www.telavita.com.br/blog/vicio/
(4) O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
(5) https://www.telavita.com.br/blog/vicio/
(6) O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
(7) Vinha de Luz – ditado por Emmanuel, psicografado por Chico Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *