CEFAK

Preparando para a grande viagem

A preocupação com a vida após a morte é a ansiedade (para não dizer aflição) de muita gente. Questões como “para onde irei”, “o que há do lado de lá”, “quem encontrarei”, “serei feliz?”, são muito comuns.

Estas questões também lhe afligem? Vejamos:

Uma coisa é certa, no momento da morte, um dos três sentimentos que dominam a maioria dos homens é a dúvida, o temor ou a esperança. Os Espíritos Superiores esclarecem-nos a respeito lá na Questão 961 em O Livro dos Espíritos:

961. Qual o sentimento que domina a maioria dos homens no momento da morte: a dúvida, o temor, ou a esperança?
“A dúvida, nos céticos empedernidos; o temor, nos culpados; a esperança, nos homens de bem.”

Assim que se reconhece estar no mundo espiritual, o espírito poderá se sentir envergonhado ou aliviado. Tudo dependerá do que ele fez quando encarnado, se praticou o mal ou se fez todo o bem que poderia fazer.

159. Que sensação experimenta a alma no momento em que reconhece estar no mundo dos Espíritos?
“Depende. Se praticaste o mal, impelido pelo desejo de o praticar, no primeiro momento te sentirás envergonhado de o haveres praticado. Com a alma do justo as coisas se passam de modo bem diferente. Ela se sente como que aliviada de grande peso, pois que não teme nenhum olhar perscrutador(1).”

Ou seja, para “bem aproveitar o lado de lá é fundamental amar e bem aproveitar o lado do cá”.

Todos temos deveres a cumprir, os Espíritos Superiores, os Espíritos inferiores e imperfeitos. Todos temos um papel útil no Universo (O Livro dos Espíritos – Q. 558 e 559).

Tudo o que fizermos, além do nosso próprio aperfeiçoamento pessoal, impacta a harmonia do Universo. Ah, o efeito só será positivo, se executamos as vontades do Pai Celestial. Todos nós, homens ou mulheres, jovens ou adultos, pequenos ou grandes, inferiores ou superiores temos uma função, um papel útil no Universo. E isso é incrível! Você se deu conta disso? Já se deu conta de que fazemos parte do grupo dos trabalhadores de Deus, do Criador? E que podemos e devemos auxiliar outras pessoas a agirem desta forma?

Para refletir: até aqui, como tem sido sua experiência, sua jornada neste planeta chamado Terra?

Para ajudar nessa reflexão, convidamos o Cidadão do Universo. Vamos assistir:

Nessa jornada deparamo-nos com inúmeras situações. Tudo isso para esclarecer-nos de uma vez por todas que o que encontraremos do lado de lá vai depender mmmuuiittttooo do que fizermos do lado de cá. A jornada é muito emocionante e durante o próprio caminhar surgem desafios e “armadilhas”, como toda boa história. Isso faz parte, inclusive, do processo de desenvolvimento moral, intelectual e espiritual.

Quais seriam essas “armadilhas”? Novamente chamamos o Cidadão do Universo para nos auxiliar com esta questão.

Fiquemos atentos sempre a tudo o que nos rodeia e às oportunidades de fazer o bem, cumprindo os dois maiores mandamentos que Jesus nos ensinou:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (…) E (…) amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt, 22:36–39).

Para qualquer tipo de viagem é muito importante a preparação. É preciso planejamento, seja esta viagem longa ou curta, a trabalho ou lazer, para tratamento de saúde ou estudar, para competição etc. É importante saber qual o tempo de permanência, a estação do ano, quais documentos levar, tipo de roupas e quantidade e por aí vai. Há vários sites que auxiliam nesse quesito. Basta pesquisar.

E como nos preparar para a grande viagem? O que levar? Como identificar o que é realmente importante?

Amar. Verbo transitivo direto. Verbo de ação. Amar a Deus. Amar ao próximo. Amar a nós mesmos. Fazer o bem. Perdoar aos que nos fizeram algum tipo de mal (setenta vezes sete vezes, lembremos). Honrar pai e mãe (forma de amor). Essas práticas constantes são fundamentais para nossa preparação para essa grande viagem.

No texto Treino Para a Morte, contido na obra Cartas e Crônicas (psicografia de Chico Xavier), Irmão X também nos ajuda com essa preparação:

  • Identifique os maus hábitos. A cristalização deles é uma praga tiranizante.
  • Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento, depois da grande transição.
  • Os excitantes largamente ingeridos constituem outra perigosa obsessão.
  • Evite os abusos do fumo.
  • Não se renda à tentação dos narcóticos. Por mais aflitivas pareçam as crises do estágio no corpo, aguente firme os golpes da luta. As vítimas da cocaína, da morfina e dos barbitúricos demoram-se largo tempo na cela escura da sede e da inércia.
  • Guarde muito cuidado na preservação do seu equilíbrio emotivo no tocante ao sexo. Há muita gente boa, no mundo espiritual, carregando consigo o inferno rotulado de “amor”.
  • Se você possui algum dinheiro ou detém alguma posse terrestre, não adie doações, caso esteja realmente inclinado a fazê-las.
  • Em família, observe cautela com testamentos. As doenças fulminatórias chegam de assalto e, se a sua papelada não estiver em ordem, você padecerá muitas humilhações, através de tribunais e cartórios.
  • Se você já possui o tesouro de uma fé religiosa, viva de acordo com os preceitos que abraça. É horrível a responsabilidade moral de quem já conhece o caminho, sem equilibrar-se dentro dele.
  • Faça o bem que puder, sem a preocupação de satisfazer a todos. Conserve sempre seu nobre sorriso, em qualquer circunstância.
  • Trabalhe sempre, trabalhe sem cessar. O serviço é melhor dissolvente de nossas mágoas.
  • Ajude-se, através do leal cumprimento de seus deveres.

Continua Irmão X:

“Quanto ao mais, não se canse nem indague em excesso, porque, com mais tempo ou menos tempo, a morte lhe oferecerá o seu cartão de visita, impondo-lhe ao conhecimento tudo aquilo que, por agora, não lhe posso dizer.”

O Apóstolo Paulo nos instrui:

“Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade e a vossa consciência vos responderá. Não só ela evitará que pratiqueis o mal, mas também fará que pratiqueis o bem, porquanto uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer o bem precisa sempre a ação da vontade; para não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a indiferença.

(…) Esforçai-vos, pois, (…) pois todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, seja qual for a seita a que pertençam. – Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860 – Evangelho Segundo o Espiritismo)

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

(1) Indagador

Fontes
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
Cartas e Crônicas – Espírito Irmão X (psicografia de Francisco Cândido Xavier)
Imagens: www.pixabay.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *