CEFAK

Pode Ler – Livro: Nosso Lar #11

Olá, Jovem leitor espírita!!!! E aí? Como está tudo? E a vida? E os aprendizados?

Hoje conversaremos sobre o capítulo 11 – Notícias do Plano.

Vamos lá?

Com tantas informações novas, André Luiz reconheceu que os esclarecimentos prestados por Lísias trouxeram-lhe enormes benefícios. Sua mente fervilhava. Era muita novidade, minha gente, concordam comigo? André tinha sede de saber. A cada nova explicação, mais indagações.

Constatou as ruas amplas, árvores, flores, casas, edifícios, hospital, ministérios, estrutura de abastecimento e até transporte em Nosso Lar. E raciocinou: será que as outras cidades espirituais se assemelhavam a Nosso Lar? Lísias esclarece essa questão a André da seguinte forma: “(…) cada colônia, como cada entidade, permanece em degraus diferentes na grande ascensão. Todas as experiências de grupo diversificam-se entre si e Nosso Lar constitui uma experiência coletiva dessa natureza.”  Lembremos Jesus: quando nos informa: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (João, 14:2). Respondendo a André: há inúmeras colônias, cidades espirituais, no entanto, estas são dos mais diversos graus.  

As explicações de Lísias fazem sentido para você, Jovem leitor? Qual sua visão a respeito?

Aqui fica uma indagação: como os “pioneiros” de Nosso Lar conceberam a estrutura da colônia, seu funcionamento, as questões administrativas, seus ministérios, a divisão do trabalho, das responsabilidades e tudo o mais? Será que foi “assim do nada” ou buscaram inspiração nos trabalhos de trabalhadores abnegados de outras esferas? Será que o inverso ocorreu, ou seja, irmãos de colônias ainda em formação se dirigiram a Nosso Lar com a finalidade conhecer mais de perto como se dava a organização daquela estação espiritual? 🤔

Para auxiliá-lo, vejamos a afirmativa dos Espíritos, na questão nº 176 de O Livro dos Espíritos:

“(…) Todos os mundos são solidários: o que não se faz num faz-se noutro.”

Um dos pontos que mais me chamou a atenção neste capítulo, Jovem leitor espírita, foi a seguinte afirmativa de Lísias: “(…) a instituição é eminentemente rigorosa, no que concerne à ordem e à hierarquia. Nenhuma condição de destaque é concedida aqui a título de favor.” Será que Lísias se refere à progressão individual dos habitantes de Nosso Lar ou somente a cargos de autoridade? E como se dá essa progressão? Obedecerá a este critério todos os Ministérios?

Lísias também esclarece a André que a música tem um papel importantíssimo na colônia.

Jovem leitor espírita, saberia nos dizer qual seria essa função da música em Nosso Lar? Não? Faz uma ideia, ao menos? Bem, o capítulo está aguardando que o consulte. 

É, eu sei. É muita coisa nova… O mundo espiritual é uma maravilha!

E continuo repetindo: é um descortinar constante da realidade do mundo espiritual que interfere diretamente em nossa vida e em nossa compreensão de mundo e do ser imortal que somos.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)

Vá lá na própria obra, acesse o capítulo, reflita, registre suas impressões (suas dúvidas, também), tire suas conclusões. 😃

Até a próxima semana!

Comente aí para nós suas impressões do capítulo!

Fontes
Nosso Lar – André Luiz (espírito), Francisco Cândido Xavier (psicografia)
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
Imagens – www.pixabay.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *