CEFAK

Influencers Espíritas das Antigas #3 – Luiz Olympio Telles de Menezes

Oi pessoal!

O influencer de hoje talvez não seja muito conhecido por muitos de vocês! Então, aproveitando que ele nasceu em 26 de julho de 1825, vamos falar dele Luiz Olympio Telles de Menezes!

Para quem ainda não o conhece, prazer, Telles de Menezes é um dos pioneiros do espiritismo aqui no Brasil! Dedicou sua vida ao trabalho de jornalista e usou seus conhecimentos para criar o primeiro jornal espírita do Brasil chamado “O Écho d’Alêm-Tumulo”, com a primeira edição publicada em 1869. 😃

Hoje com a facilidade do contato digital, talvez não se tenha noção do tamanho deste feito, já que a notícia mal acontece e em questão de segundos já percorre o mundo. Mas para a época, o jornal impresso era um importante meio de comunicação, que levava notícias a várias pessoas, popularizando as informações.

Mas Telles de Menezes não contribuiu apenas para a divulgação da doutrina espírita no Brasil através do jornal. Antes mesmo de criar o jornal, ele fundou 1865, em Salvador, o Grupo Familiar do Espiritismo, primeira agremiação espírita do Brasil.

Seus estudos sobre espiritismo começaram quando tinha por volta de 32 anos, quando começou a se corresponder com médiuns franceses e, mais tarde com Allan Kardec. Naquela época não tinha Whatsapp ou Telegram para trocar mensagens, as correspondências entre países demoravam um bom tempo até chegar para seu destinatário. Imagine a paciência e a resiliência para trocar ideias por cartas? Telles de Menezes tinha! E graças a isso muito foi construído sobre espiritismo no Brasil! 😊

Já conhecia Telles de Menezes? Ficou com curiosidade para conhecer outros pioneiros da Doutrina Espírita? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *