CEFAK

Por que e como evitar usar Drogas

Boa tarde jovens espíritas! São muitas coisas que podemos fazer de bom para nossa evolução espiritual! Mas, por vezes caímos em algumas armadilhas da vida na matéria.

Para que possamos a cada dia sermos melhores, Deus nos abençoa todos os dias nos dando a vida! Deus nos abençoa todos os dias com a possibilidade de sermos melhores e, mesmo que estejamos no planeta de provas e expiações, tudo é muito maravilhoso! Apesar de que muitas vezes não prestamos atenção, nós temos as tendências ainda primitivas ou nós muitas vezes agimos com emoção, empolgação, deixando de lado a razão, e quando usamos a nossa intuição, muitas vezes, não é para alguma coisa tão boa! 😅 E temos os nossos amigos, encarnados e desencarnados, nos acompanhando nessa jornada.

O que fazer para sermos melhores a cada dia? Para nós espíritas, é indicado ler O Evangelho Segundo Espiritismo, O Livro dos Espíritos e vários outros livros psicografados e ditados por espíritos de luz, que estão um pouco ou muito à nossa frente, nos orientando para sermos melhores a cada dia.

Porém, mesmo com todas essas orientações, nós seguimos achando que estamos fazendo o certo, ou melhor, para nós parece certo. Assim, conseguimos nos envolver em momentos ou atitudes que nos proporcionam futuramente desagrados, desgastes, dores e sofrimentos. Nós podemos sempre escolher: ou o caminhado certo, ou o caminhado errado! Infelizmente, há vezes que a gente escolhe o caminho errado.

Porque o caminho errado, ou não tão certo, parece mais atrativo, mas é o caminho que vai nos levar a termos algumas dores futuras, e por aí vai. Quando Jesus veio a Terra, Ele deixou alguns mandamentos para nós e olha que já tem um tempinho! E qual mandamento que você e eu, que nós fazemos com maestria?

Bem, na verdade, Moisés nos deixou 10 mandamentos, e Jesus na sua bondade infinita resumiu os 10 em uma frase com apenas 2, algo mais ou menos assim: Ama a teu Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo (Mt 12:30-31). Muito legal, mole demais para fazer, tranquilo! Então, conseguiu pelo menos fazer a segunda parte deste mandamento? Que eu falei que eram dois, mas eu acho que não, né?! 😂

Porque nele tá uma parte da resposta para as perguntas: Como e porque evitar as drogas? Simples, para não sofrermos tanto e para não fazermos as pessoas que nos amam sofrer. Indo além, para não estagnarmos na nossa evolução espiritual, buscando sermos melhores a cada dia.

Afinal, se droga fosse bom, não se chamaria droga! Droga não é uma palavra que usamos para nos referir a algo que não foi ou não é legal, não gostamos, que deu ruim ou que não vale a pena?

Tá certo que há drogas lícitas e outras ilícitas. Independente de qual seja, se faz mal não vale a pena. As ilícitas são mais faladas que não são boas para nós, apesar de que se tenha aquele “barato” momentâneo. Inclusive, aí de novo mais uma palavra para se pensar: “barato”, um termo que usamos para coisas de pouco valor. Mas esse “barato” momentâneo da droga, que é a famosa fuga ou alternativa de fuga, passa ligeiro e voltamos para o nosso problema de novo. Um “barato” que sai muito caro. Ou seja, vira literalmente um círculo vicioso e isso não faz bem para ninguém.

Por que e como evitar usar Drogas?

Indo direto ao ponto para responder essas perguntas: Como eu posso ser legal sem usar drogas? Valorizando o que realmente vale a pena na nossa vida, ao que nos traz valor real, tanto neste mundo encarnado, quanto na vida além da vida.

Então vamos a pergunta que realmente deveríamos fazer para responder para nos afastar das drogas como alternativa de fuga: Como valorizar nossa vida? Fazendo coisas que nos trazem bem-estar real, tipo estudar, ter uma atividade útil, buscar coisas que gostamos, praticar esporte (andar de bicicleta, jogar bola, tênis, basquete, entre outros jogos qualquer outra atividade física), ler livros e/ou ouvir música boa. Não gosta de estudar? Mas faz parte. Não temos como fazer só o que traz prazer imediato, as vezes precisamos de realizar atividades que vão nos trazer benefício a longo prazo. A vida é um processo e algumas etapas são necessárias para se atingir alguns objetivos de vida.

Também é importante curtir a natureza, apreciando sua beleza, porque, se você não sabe, uma das formas mais rápidas de nos conectarmos com Deus é através da natureza. E tá aí algo muito importante para dar sentido e valor a nossa vida, nos conectarmos com Deus, sentir sua presença em nossas vidas e entender que somos partes importantes de sua criação.

Podemos aproveitar o contato com a natureza para purificar o nosso espírito. Abraçar uma árvore é um ato em que nós estamos trocando energias com árvore e a árvore é tão poderosa que ela puxa a energia que não está fazendo bem para nosso corpo. Nós ficamos mais leves! Quando vamos à praia é bom mergulhar, colocar pelo menos os pés na areia e na água! Mas antes do mergulho é podemos fazer uma prece, agradecendo e pedindo a Deus que a água salgada possa limpar, não só nosso corpo, como o nosso espírito com as forças da natureza!

Outro ponto importante, precisamos saber escolher nossas companhias, pessoas que tenham uma sintonia boa. Ou seja, faz parte da nossa autovalorização, para não cair no mundo das drogas, andar com pessoas legais, que queiram ver nosso crescimento e nossas conquistas, e nós as delas.

É importante para a vida praticar a caridade e a empatia, estendendo a mão para quem precisa, sermos educados e amorosos e, além de tudo, sermos seres humanos da melhor qualidade.

Há casos em que o uso de drogas pode ser um fato passageiro na vida do jovem, não indo além da experimentação, pois percebe que a droga não tem muito a ver consigo mesmo. Assim, optam por outras formas de se obter prazer na vida. Formas que trazem um prazer verdadeiro em se viver. Aí fica a reflexão, para que experimentar algo que já te avisaram que faz mal?

Em outros casos, o consumo de drogas tende a se intensificar, levando a desenvolver uma forte dependência da substância. O sentimento de insatisfação passa a tomar conta da pessoa, em relação a si mesma, com a vida em geral, com as relações familiares e sociais. A droga passa a falsa ilusão de fuga das dificuldades internas e externas da vida, aumentando a vontade do consumo. Contudo, essa satisfação ilusória e passageira tende a sumir com o tempo, sobrando o desprazer e o sofrimento como consequências. Será que vale a pena pagar para ver se você se encaixaria aqui?

Daí a importância da autovalorização e do autocuidado para que não se caia nesta armadilha. Uma vida vale muito, tanto que é até difícil traduzir o valor de uma vida em números. Valorize a sua! Para que essa encarnação não seja perdida! No momento de dúvida, busquemos as palavras do Cristo no Evangelho de Amor e lembremos da mensagem que Emmanuel nos deixa no livro Fonte Viva:

“A paz decorre da quitação de nossa consciência para com a vida, e o trabalho reside na base de semelhante equilíbrio.
Se desejamos saúde, é necessário lutar pela harmonia do corpo.
Se esperamos colheita farta, é indispensável plantar com esforço e defender a lavoura com perseverança e carinho.”

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
A Prevenção De Drogas à Luz da Ciência e da Doutrina Espírita – Reflexões Para Jovens E Educadores – Rosa Maria Silvestre Santos
Fonte Viva – Psicografado por Chico Xavier, ditado por Emmanuel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *