CEFAK

Pode Ler – Livro: Nosso Lar #12

Olá, Jovem leitor espírita!!!!

Estou adorando nossos encontros semanais, toda essa troca, a aprendizagem, e as reflexões, então? Tudo de bom!!!!

Está lembrado quando André Luiz foi resgatado por Clarêncio? André estava num local onde ouvia gritos, lamentos, risadas, sentia frio, fome e um medo terrível (sugiro dar uma passadinha lá nos capítulos 1 e 2 dessa obra maravilhosa, só para recordar, mesmo).

É a respeito desse local que falaremos hoje – Capítulo 12 – O Umbral.

Nosso amigo conhecia apenas a ideia do inferno e do purgatório, através dos sermões ouvidos nas missas. Ah, ele só comparecia a essas cerimônias para cumprir uma obrigação. Em seu coração não havia qualquer sentimento de religiosidade.

Continuando. Nunca havia ouvido falar nesse tal de Umbral. Adivinhe a quem ele recorreu para saber mais sobre esse assunto? Lísias, claro. O novo amigo contou-lhe que o Umbral começava na crosta terrestre (1). É uma região de esgotamento de resíduos mentais. Nele, no Umbral, estão os desencarnados nem tão perversos que justifique a sua ida para colônias de reparação mais dolorosa. Estão também os desencarnados não nobres o bastante para serem conduzidos a regiões mais elevadas. Conclusão: o Umbral é uma espécie de zona purgatorial! Está repleto de desesperados. É uma zona de verdugos (2) e vítimas; de exploradores e explorados.

Jovem leitor, sabe como entram em sintonia um com o outro? Pense por um minuto. Isso mesmo, pelo pensamento. As mentes humanas se ligam entre si. “(…) todo espírito, esteja onde estiver, é um núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem, exteriorizadas em vibrações que a ciência terrestre presentemente ainda não pode compreender”, explicou Lísias a André. Toda alma é um ímã poderosíssimo!

Então, são os espíritos que nos induzem ao mal? Kardec fez esta pergunta aos Espíritos Superiores e veja o que responderam:

472. Os Espíritos que procuram atrair-nos para o mal se limitam a aproveitar as circunstâncias em que nos encontramos, ou podem também criá-las?
“Aproveitam as circunstâncias ocorrentes, mas também costumam criá-las, impelindo-vos, mau grado vosso, para aquilo que cobiçais. Assim, por exemplo, encontra um homem, no seu caminho, certa quantia. Não penses tenham sido os Espíritos que a trouxeram para ali. Mas, eles podem inspirar ao homem a ideia de tomar aquela direção e sugerir-lhe depois a de se apoderar da importância achada, enquanto outros lhe sugerem a de restituir o dinheiro ao seu legítimo dono. O mesmo se dá com relação a todas as demais tentações.

Será Deus olha por eles? Darei uma dica: André Luiz permaneceu por um bom tempo no Umbral, você sabe. Ele foi atendido e recolhido até a Nosso Lar. O que propiciou tal atendimento? Quem o atendeu? Trabalhavam em nome de quem? 🤔

Trabalhadores de Nosso Lar prestam atendimento aos espíritos do Umbral. Saberia dizer a qual Ministério esses servidores estão vinculados? Para você, Jovem leitor, essa seria uma tarefa tranquila ou pesada?

Quero ressaltar um item deste capítulo. Lísias fala sobre ‘formas-pensamento’. É importante, você leitor, saber do que se trata. Você já tem alguma ideia? Leia o capítulo lá na obra. Você se surpreenderá.

Aprofundemos um pouco mais as reflexões deste capítulo. Diante de tudo o que viu até aqui, como andam seus pensamentos?

Ah, Jovem leitor, são tantas lições. Não paro de fazer perguntas (estou parecendo André Luiz, com sua mente inquieta). 😊

Vá lá na própria obra, acesse o capítulo, reflita, registre suas impressões (suas dúvidas, também), tire suas conclusões. 😃

Até a próxima semana.

Comente aí para nós suas impressões do capítulo!

Notas:
(1) Crosta terrestre é a camada mais externa da Terra. Sua espessura varia entre 5 a 70 km – Wikipédia, a enciclopédia livre – https://pt.wikipedia.org › wiki › Crosta_terrestre
(2) Verdugo: carrasco; algoz; quem maltrata ou aplica castigos corporais em outra pessoa – https://www.dicio.com.br/verdugo/

Fontes
Nosso Lar – André Luiz (espírito), Francisco Cândido Xavier (psicografia)
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
Imagens – www.pixabay.com.br
Wikipédia, a enciclopédia livre
https://www.dicio.com.br/verdugo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *