CEFAK

O Preconceito Racial Sob a Ótica Espírita

Este é um assunto bom de conversar, jovem espírita, tendo em vista ocorrências de episódios muito tristes de violência racial, exigindo de nós reflexões profundas e importantíssimas. Estamos falando de racismo. E aqui trataremos desse tema sob a ótica espírita.

Mesmo com toda a evolução tecnológica e o desenvolvimento das ciências humanas neste planeta, ainda constamos comportamentos carregados de preconceito que distinguem uns aos outros por sua religião, aparência, cor da pele, gênero, poder econômico, etnia, cultura, sotaque…

Especificamente quanto ao preconceito racial, vivemos numa sociedade onde identificamos a presença do racismo em diversas situações e contextos, seja de forma explícita ou velada.

E a todo e qualquer tipo de preconceito dá-se o nome de … egoísmo. Daí deriva todo o mal. Egoísmo e orgulho, as grandes chagas da Humanidade, afirmam os Espíritos Superiores.(i) 

Emmanuel esclarece-nos que “a política do racismo deve ser encarada como erro grave, que pretexto algum justifica, porquanto não pode apresentar base séria nas suas alegações, que mal encobrem o propósito nefasto de tirania e separatividade.”(ii)

E é triste constatar que tais atitudes e comportamentos são, muitas vezes, considerados “naturais”.

Será mesmo “natural”?

Raciocinemos juntos, querido jovem espírita.

O que é natural é a igualdade entre todos os seres humanos. A isso os Espíritos Superiores chamam de Igualdade Natural.(iii)

Sim, somos todos iguais perante Deus!!!!

Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Dizeis frequentemente: ‘O Sol luz para todos’ e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.
Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza.
Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, são iguais.
” (O Livro dos Espíritos – Q. 803)

Deus nos criou de forma igual; criou-nos simples e ignorantes. Simples, na forma e ignorantes no saber.(iv) No entanto, cada espírito é único no Universo, com sua individualidade própria, com aptidões diversas, que são resultado das suas experiências de vidas anteriores.

O propósito de estarmos reencarnados é chegarmos à perfeição. E para isso somos instruídos por meio das lutas e aflições da vida corporal(v), constantemente, porém esta condição não nos dá o direito de fazermos os outros sofrerem.

Você tem noção, jovem espírita, que com a reencarnação toda e qualquer discriminação desaparece, inclusive racial? É sério isso. Veja bem: o mesmo espírito pode nascer rico ou pobre, empresário ou empregado, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher, saudável ou não, em qualquer raça ou etnia. Numa existência, poderá ocupar um lugar de destaque e, em outra, ocupar posição oposta. O espírito é o mesmo, o que muda são o corpo, as circunstâncias e as aflições que passará para se desenvolver como ser espiritual imortal. Não faltam exemplos como estes na literatura espírita.

Veja as reflexões que Iris Sinoti e Leonardo Machado trouxeram a respeito do tema “Kardec – Racismos e Reencarnação” – em live promovida pela FEB: https://www.youtube.com/watch?v=7gHb3d1LS9k

“Se, pois, a reencarnação funda numa lei da natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma Lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade.”(vi)

E o que se pode fazer? Veja as dicas do Cidadão do Universo:

Aproveite a sua grande oportunidade de eliminar a discriminação e o preconceito. Olhe para dentro de você mesmo, jovem espírita; olhe de forma corajosa, sincera, honesta. Identifique as raízes do seu egoísmo, do orgulho, da vaidade e promova uma verdadeira limpeza moral. Fazer o nosso inventário moral, transformar-nos em nova criatura, sermos espírito renovado. Praticar a reforma íntima agora! Seja você a mudança que deseja ver no mundo!(vii)

Coloque-se no lugar do outro. E faça ao outro o que queira que façam por você ou a você. Foi Jesus quem disse. Ele declarou que era um mandamento tão grandioso e importante quanto amar a Deus acima de tudo!

Exercitando sua reforma íntima, com o firme propósito de desenvolver-se moralmente e vencer as suas más tendências, eu, você e todos os demais auxiliaremos nosso país a se tornar a Pátria do Evangelho. Contribuiremos com a transformação deste planeta para dar lugar à era “nova da grande família humana, em que as raças serão substituídas pelas almas e em que a pátria será honrada, não com a morte, mas com a vida bem aplicada e bem vivida.”(viii)

Está lançado o desafio: xô, discriminação!

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

(i) O Livro dos Espíritos – Q. 913
(ii) O Consolador – Parte I – Q. 61
(iii) O Livro dos Espíritos – Q. 803
(iv) O Livro dos Espíritos – Q. 115
(v) O Livro dos Espíritos – Q. 132 e 133
(vi) A Gênese – P I – Q. 36
(vii) Frase atribuída a Mahatma Gandhi
(viii) O Consolador – Parte I – Q. 54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *