CEFAK

Compreendendo a Ansiedade

Jovem, você já se pegou em um estado de tensão, preocupação ou angústia frente a alguma situação que estivesse passando? Pois é, isso tem um nome: ansiedade! É natural sentir ansiedade em algumas situações da vida, como a espera de se fazer uma prova, na apresentação de um trabalho na frente da turma, na hora de abordar algum interesse amoroso. Mas, e o que fazer quando a ansiedade está em um nível que faz mal?

Quando a ansiedade nos paralisa, se torna constante ou nos faz sentir uma série de sintomas ela deixa de ser um simples sentimento e passa a ser um transtorno, que pode atrapalhar e muito nossas vidas. Durante a fase da adolescência, muitas situações são novas ou podem ser cheias de pressão, aí abre-se uma porta para a ansiedade entrar e tomar de conta se não tivermos cuidado e vigilância, nos deixando alerta o tempo todo, gerando sobrecarga emocional e se tornando um reflexo causado por um sofrimento atual.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 5, Kardec nos conta que as causas das aflições podem ser da vida presente ou de vidas passadas. Nossas ações geram as provações e expiações que precisaremos passar, nos levando ao desafio de passar por essas situações com resiliência e buscando aprender com cada situação a sermos melhores. Ou seja, precisamos aprender a bem sofrer, já que todo sofrimento é passageiro. 😅

Além disso, em O Livro dos Espíritos, nas perguntas 920 e 921, somos informados pelos espíritos que a felicidade completa não é deste mundo, e são os ensinamentos que tiramos das provas e expiações que serão capazes de nos garantir maior felicidade, no mundo material e no mundo espiritual. Em outras palavras, essas dificuldades que estamos passando agora tem uma função na nossa evolução espiritual e servem de base para construirmos o nosso caminho para a felicidade.

Jesus já dizia, bem-aventurados os aflitos, mas como encarar essa ansiedade que tem nos tirado a felicidade?

Para entender melhor o que é a ansiedade, Joanna de Ângelis, no livro Joanna de Ângelis Responde, respondendo à pergunta 161, nos traz uma descrição do que ela seria:

“A ansiedade traduz desarmonia interior, insegurança e insatisfação.

(…) A ansiedade pode ser considerada como um fenômeno de desequilíbrio emocional.

Littré, o eminente pensador positivista, afirma que a inquietação, a ansiedade e a angústia são manifestações de um mesmo estado.

Se experimentas contínuos estados de ansiedade, para a meditar e propõe-te renovação de conceito espiritual.”

Indo além, Joanna de Ângelis, no livro Orientação Terapêutica a Luz da Psicologia Espírita, nos relata que a superação de estados de angústia depende da conquista de autoconfiança, e o esforço na construção de valores reais. Assim, os insucessos da vida precisam ser vistos como uma oportunidade de treinamento para outras experiências, ou seja, é fonte de aprendizagem e não um atestado de incapacidade. Então, temos o desafio de encontrar a paz e a serenidade dentro de nós nos momentos de aflições. E de onde podemos tirar forças para isso?

Sim, o segredo está na evangelhoterapia, em aprender a praticar o amor e a entender que a paz que precisamos nós somos capazes de construir em nossos corações. E é claro que o auxílio de profissionais capacitados também é importante, não foi à toa que Deus permitiu o desenvolvimento das ciências e da mente humana. O conhecimento do mundo está aí como uma ferramenta para auxiliar a nos desenvolver e nos conhecermos melhor. Por isso, a busca por uma psicoterapia e por um acompanhamento psiquiátrico é importante em muitos casos. Junto a isso, temos também o apoio espiritual e o estudo sobre o evangelho e as leis divinas para completar o pacote. 😃

A dica a seguir não substitui o acompanhamento profissional, serve para quem estiver com ansiedade começar a enfrentar a situação e ter forças para procurar os atendimentos necessários para tratar as causas do sofrimento:

Joanna de Angelis, no livro Momentos de Meditação, ainda nos oferece mais outra ferramenta para iniciar a nossa cura interior: a meditação! Joanna nos conta que através dela temos a oportunidade de nos voltar para nosso eu interior, buscar o autoconhecimento, ao mesmo tempo em que acalmamos nossas emoções e clareamos nosso julgamento sobre o mundo. A meditação é um meio para harmonizarmos nossos sentimentos e disciplinarmos as nossas vontades. Não é fácil meditar, mas tente meditar por um minuto por dia, pode ser em forma de oração, que aos poucos você conseguirá aumentar o tempo de meditação! 😉

O autoconhecimento é uma ferramenta importante neste processo de lidar melhor com a ansiedade. No vídeo a seguir, Rossandro Klinjey nos mostra a abrangência desse recurso na nossa saúde:

https://www.youtube.com/watch?v=9gxi9DZimXE

Vivemos em uma sociedade que ainda prega o imediatismo, o perfeccionismo, a competitividade, a necessidade de cumprir uma série de objetivos, quase que irreais, até o começo da vida adulta e o individualismo extremo. Quando Jesus Cristo nos convidou a sermos perfeitos nos pediu apenas para sermos a melhor versão que pudermos de nós mesmos e praticar a lei do amor. O resto é invenção do mundo material! 😊

Viver com ansiedade tem seus desafios e é a através da busca pelo autoconhecimento, da prática da compreensão e da empatia, pelo esforço por nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos e pela prática do amor e da caridade universal que temos a oportunidade de abrandar essas angústias e essa pressa em se chegar a um objetivo final, que muitos chamam de felicidade. Os momentos felizes fazem parte da nossa caminhada e a verdadeira felicidade não é deste mundo! Então aproveite a vida, se espelhando no exemplo de Jesus!

Nos momentos de angústia, uma simples oração, pedindo ajuda a Deus, a Cristo e aos espíritos protetores já faz toda a diferença para a iluminação dos nossos corações e para clarear nossas ideias de como encontrar uma solução para o que nos aflige.

Quer um estudo mais aprofundado nestas questões? Indico o livro “O Homem Integral”, ditado por Joanna de Ângelis e psicografado por Divaldo Franco.

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *