CEFAK

As Virtudes, Por Que Cultivá-las?

A virtude
“211- A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, laborioso, sóbrio, modesto são qualidades do homem virtuoso […]”
O Evangelho Segundo O Espiritismo, Cap. XVII.
Instrução do espírito François, Nicolas, Madeleine.
(Paris, 1863.)

Oi, jovem espírita!

Num mundo aparentemente caótico em que vivemos, a pergunta que encabeça este post faz todo sentido.

Num ambiente de notável desenvolvimento científico e tecnológico, onde o mal ainda predomina, a violência sobressai e o egoísmo impera, de que vale ser virtuoso se, justamente o que acontece, é a vitória do mau caráter, que dissemina toda ordem de vícios e abominações? 🤔

Tudo depende do ponto de vista em que nos colocamos, conforme nos salienta o Evangelho do Cristo.

Se somos materialistas, se tudo se acaba com a extinção da vida orgânica, então a virtude não encontra guarida: “Carpe diem”, como dizem os hedonistas, os gozadores de todas as épocas.

Sim, seria uma grande desvantagem ser probo, honesto e respeitador do próximo, enquanto o debochado, o mau caráter, desfruta do bom e do melhor, todos caindo na vala comum do aniquilamento. Esquecidos sob a lápide fria dos túmulos.

Ao contrário, se acreditamos na imortalidade da alma, na existência de um ser supremo que rege o universo, na evolução que preside o destino dos mundos e das criaturas, neste caso, então, o cultivo das virtudes faz toda a diferença.

Ser virtuoso é ascender verticalmente no rumo das almas redimidas, visando conquistar os patrimônios inalienáveis do espírito, ingressando em orbes de beleza indescritível onde reina o bem absoluto.

O espírita então, reencarnacionista, dotado de uma fé inabalável no Cristo de Deus, encontra na prática das virtudes o investimento mais seguro para gozar de uma inefável felicidade, ainda aqui na Terra, decorrente de um estado de espírito superior, sustentado por uma consciência livre de remorsos, plena de projetos para construir uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Não somente pensa, mas labora na construção do mundo novo, utilizando os recursos da inteligência e do coração para servir os que estão à sua volta.

E o faz estudando, trabalhando, servindo aprimorando a si próprio, vinculado às boas causas, como o semeador das poéticas parábolas do mestre.

Adota o lema “fora da caridade não há salvação”, vivendo no mundo sem ser do mundo.

Tudo que foi dito pode parecer sem sentido quando se é jovem. Mas o pior é descobrir que faz todo sentido, quando já nos acabam as forças para o empreendimento nobre.

Sobre o que falamos acima é fácil de ser dito e compreendido. O difícil é ter força de vontade potente para realizar tão elevados ideais.

Precisamos para alcançar tal desiderato, orar muito e suplicar ao nosso anjo guardião que vele por nós no oceano de armadilhas e tentações que nos cercam.

Conforme nos recomenda Jesus: “orai e vigiai”.

Custa experimentar? Vamos lá, meu jovem, mãos à obra. 😃

Vamos conversar mais sobre esse tema na nossa próxima live de sábado às 18h no YouTube com nosso podcast! A live será no canal do Cefak no YouTube! Aguardamos você no Podlá!

O que achou do conteúdo? Gostaria de fazer algum comentário sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
Imagens pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *